terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Maquete sobre Esquistossomose

Uma de minhas produções mais recentes é uma maquete de cunho didático sobre o ciclo da doença Esquistossomose. Entre as grandes endemias, a esquistossomose é uma das que apresentam os problemas profiláticos mais difíceis por diversas razões, dentre as quais destacam-se: a ampla disseminação dos hospedeiros intermediários; a inexistência de uma vacina eficaz para a prevenção da doença; o longo tempo necessário para a educação sanitária resultar em efetiva adesão da comunidade aos programas de controle e, sobretudo, as dificuldades políticas e econômicas relacionadas ao alto custo das obras de engenharia sanitária que possibilitem o aporte adequado de água para as casas e a adequada eliminação dos dejetos, de modo que seja impedida a contaminação dos recursos hídricos.


A maquete desenvolvida se mostra uma ferramenta bastante útil para a divulgação de informações de suma importância em escolas e comunidades, tais como meios de contaminação e prevenção. Nela contém, de forma detalhada, o ciclo biológico de Schistosoma mansoni, parasita causador da doença, forma de contágio e trajeto do verme no interior do homem.

Para saber mais sobre a esquistossomose, acesse o site da Fiocruz http://pide.cpqrr.fiocruz.br/index.php?pagina=6 onde acessando a produção de nº 8 é possível fazer dowload em .pdf de cartilhas educativas, desenvolvidas por pesquisadores da instituição, que tratam sobre o Schistosoma mansoni, também no ambiente e dentro do corpo do hospedeiro humano. Com o uso de uma linguagem didática conseguiram levar informação de forma completa e divertida.



Curiosidade

Manuel Augusto Pirajá da Silva (Camamu, 1873Salvador, 1961) dico e pesquisador brasileiro, foi o responsável pela identificação do agente patogênico e do ciclo fisiopatológico da esquistossomose.




10 comentários:

Patrick disse...

Aeeee Tinha!!! As obras ficaram perfeitas. Uma vez eu estava fazendo, junto com meu grupo, a transposição didática para cegos na tentativa de demonstrar a interação de MHC. Quando terminamos eu disse..."Ficou perfeito"... O Marcelão que estava do lado rebateu... "Não ficou perfeito... Teria ficado se fosse a Renata que tivesse feito"... rs. Brincadeiras a parte, essa realidade está se concretizando dia após dia com suas inúmeras contribuições em prol da unificação da arte, ciência e ensino. Parabéns Renata!!!

Patrick Callegari

Ana Paula Gomes - PuPa disse...

Nossa Rê! Ficou muito bacana, essa transposição didática ficou perfeita... Parabéns pelo seu talento viu... LINDO. Pupa

Unknown disse...

Que vc possa continuar a dar sua contribuição para o mundo artístico...Realmente, vc tem um talento extraordináio!Muito bacana mesmo. MARAVILHOSO!!!!!
Narjara

Unknown disse...

Parabéns, Tinha!

Com essas obras lindas, só faltava mesmo um lugar pra divulgar. Ficou tudo perfeito!
Aja taleto, moça!

Desejo que Deus te ilumine todos os dias para que colha bons frutos deste trabalho incrível!

Beijos,

Josiane A.

Unknown disse...

Oi Rê!
Parabéns!!!
Seus trabalhos são lindos!
Sucesso!!!!!

Beijos!

Giselle

Unknown disse...

Adorei!!!! Me diverti muito com essa maquete!!!
Parabéns!!
Flávia Alessandra

Meu talento e eu disse...

Nossa! Parabens para os alunos q fizeram essa maquete ficou ótima nota 10 pra elles.....
Essa maquete vai me ajudar e muito.Eu tbem vou ter q fazer uma maquete sobre a ESQUISTOSSOMOSE...
Mais uma vez
Parabenssss.............

ARTÍFICE 13 disse...

Ficou muito linda sua maquete! Parabéns!
Gostaria de saber o que foi utilizado para fazer a água, foi resina?
Abraços

Unknown disse...

Gostaria de saber quais matérias foram usados p confecção dessa bela.maquete.

Unknown disse...

Quaia ps materiais para fazer uma maquete dessa

Postar um comentário